quarta-feira, 20 de abril de 2011

7º ANO - ECOSSISTEMAS AQUÁTICOS

        
    Os ecossistemas aquáticos, compreendem ao ambiente marinho e ao de água (H2O) doce. São os oceanos que abrigam uma gama de biodiversidade, desde os seres microscópicos, como é o caso de algumas algas, até os grandes mamíferos, como as baleias.
    Os seres vivos que habitam diferentes regiões dos oceanos podem ser classificados, de acordo com o seu modo de locomoção, em plâncton, nécton e bento.

PLÂNCTON

    Corresponde ao conjunto dos seres vivos flutuantes, que por sua vez, não possuem órgãos locomotores. Vale ressaltar que a grande maioria microscópica. 
    São  formados por organismos uni ou pluricelulares,que flutuam com pouca capacidade de locomoção nos oceanos e mares, na superfície de águas salobras, doces ou lagos. Alguns invertebrados, as medusas e o Krill são exemplos de plânctons macroscópicos, ou seja, podem ser vistos a olho nu. O plâncton é a base da cadeia alimentar (A transferência desta energia, desde o produtor (organismo autótrofo) até o decompositor, passando por uma série de consumidores) do ecossistema aquático. 
    Plâncton é uma palavra de origem grega (plagktós), que significa errante. O fato dos plânctons não terem um efetivo poder de locomoção, ou seja, de flutuarem à deriva pelas águas, portanto de forma “errante”, justifica seu nome.

Krill 

O plâncton pode ser classificado da seguinte forma (Yoneda, 1999):

  • Fitoplâncton – Microalgas fotossintetizantes; (representados, principalmente pelas algas). 
     É um dos tipos de plâncton, formado por organismos vegetais, em sua grande maioria microscópica, que flutuam com pouca capacidade de locomoção nos oceanos e mares, na superfície de águas salobras, doces ou lagos.  Microalgas, ou seja, algas unicelulares são os principais organismos que compõem o fitoplâncton.  Dentre os diversos grupos de algas presentes no fitoplâncton, as diatomáceas e os dinoflagelados são os grupos de algas mais abundantes.

    O plâncton é encontrado, geralmente, na zona costeira de mares e oceanos, a alguns metros da superfície. Via de regra, formam camadas que podem ter quilômetros de comprimento, mas geralmente têm apenas alguns metros de espessura.
    A importância do plâncton (especificamente do fitoplâncton) na captação de gás carbônico da atmosfera e na produção de oxigênio. Segundo tais pesquisas, o plâncton é a maior fonte de oxigênio, responsável pela maior parte do mesmo na atmosfera. Porém, essa diversidade é extremamente sensível a mudanças ambientais, como poluição e variações de temperatura nos mares e oceanos.

3 comentários: